domingo, 16 de agosto de 2020

"Oceano", por Djavan: sobre o amor e suas características

OUTRO DOS CANTORES que eu amo ouvir é Djavan. A canção Oceano, segunda faixa do álbum Djavan, de 1989, é, além de uma das minhas favoritas, uma das mais famosas do artista. Tão famosa que "substituiu" o nome do nono álbum: as pessoas não reconhecem Djavan como o verdadeiro nome do álbum, mas sim "Oceano", tamanho foi o sucesso da música.
O cantor fala o seguinte sobre a canção em um vídeo em seu canal no YouTube:

"Oceano é sempre marcante porque é uma música... Eu a compus há 31 anos atrás.
Às vezes, eu começo a compor uma canção, e, por alguma razão, eu não curto, deixo de achar aquilo interessante. E aí eu deixo lá. Eu nunca apago nada, então eu tenho por aí cerca de uns dez mil pedaços de música. (Risos)
Então, eu estava nos Estados Unidos gravando alguma coisa, não lembro se era um disco, mas eu sei que estava lá e falei com a Flávia [Virginia, filha de Djavan] pelo telefone e ela me disse, "Pai, eu estava aqui mexendo nas suas fitas e descobri um pedaço de música que eu achei lindo, como é que você abandonou isso?", eu respondi, "O que que é? Bota aí para tocar", ela botou, eu ouvi e era Oceano, cantada ainda com um esboço de letra em Espanhol. "Realmente é lindo."
Eu voltei pro Brasil, peguei de novo nessa fita e terminei a música. Isso foi cinco anos depois, fazia cinco anos que eu tinha começado Oceano.
O que é um clássico, né? O poder de uma música composta há tantos anos, e onde eu cantá-la vai ser assim, como se as pessoas estivessem a cantando pela primeira vez, com aquela força, com aquele desejo.
Eu fico, nos momentos em que estou cantando só com a voz e o violão, num tipo de formato que desnuda ainda mais, me desnuda bastante, e as pessoas cantam aquilo do começo ao fim com uma gana, e ainda se emocionam, e me emocionam, me fazem até chorar às vezes.
É uma coisa inexplicável, o clássico é uma coisa inexplicável. Você faz uma música hoje sem a menor pretensão de nada, não pensa no futuro, pensa só ali, naquele momento, e a canção acaba te acompanhando pro resto da vida. Isso acontece com muitas canções e é incrível."

Capa do álbum Djavan.

Hugo Sukman, jornalista e crítico de cinema e música, escreve o seguinte sobre o álbum:

"O trabalho acabou ficando conhecido como: 'aquele do Oceano'. Não que o resto das canções não tenha importância. Muito pelo contrário. Trata-se de um dos melhores conjuntos de canções já reunidos por Djavan. É que Oceano é considerada a canção perfeita."

E eu concordo. Oceano é a canção perfeita de Djavan.
Abaixo, deixo sua belíssima letra e a apresentação ao vivo do cantor, em sua turnê Rua dos Amores:


Djavan, "Oceano"

Assim
Que o dia amanheceu
Lá no mar alto da paixão
Dava pra ver o tempo ruir
Cadê você?
Que solidão
Esquecera de mim

Enfim
De tudo que há na terra
Não há nada em lugar nenhum
Que vá crescer sem você chegar
Longe de ti tudo parou
Ninguém sabe o que eu sofri

Amar é um deserto
E seus temores
Vida que vai na sela 
Dessas dores
Não sabe voltar
Me dá teu calor

Vem me fazer feliz
Porque eu te amo
Você deságua em mim
E eu oceano
Esqueço que amar
É quase uma dor

Só sei
Viver
Se for
Por você

Nenhum comentário:

Postar um comentário