domingo, 9 de agosto de 2020

"Laços", por Tiago Iorc: sobre reconhecer o amor próprio

TIAGO IORC NÃO ERA um dos cantores que eu gostava e confesso que parte disso foi pelo imenso sucesso de Amei Te Ver (lançada em 2015) e a constate repetição desta música em rádios e na televisão. Depois do lançamento de Troco Likes — álbum cuja canção Amei Te Ver faz parte —, Iorc não produziu mais nada. Em janeiro de 2018, anunciou em suas redes sociais que iria tirar uma pausa em sua carreira e das redes sociais. O motivo da pausa era "dar um tempo na vida instagrâmica que nos consome e permitir viver sem calcular tanto".
Iorc só voltou a dar as caras em maio de 2019 quando, sem nenhum aviso prévio, lançou seu mais recente álbum Reconstrução. De acordo com a crítica especializada, o álbum fala de amor e temas densos e introspectivos, que podem estar relacionados ao período de exílio em que o cantor se submeteu. O álbum teve a canção Desconstrução  indicada em duas categorias para o Grammy Latino, Canção do Ano e Melhor Canção em Língua Portuguesa, vencendo a última citada. Todas as canções do álbum tiveram vídeos que, assistidos na mesma ordem do álbum, formam um filme.

Capa do CD Reconstrução.

Dentre as faixas do álbum, a que mais se destacou para mim foi Laços. A faixa fala sobre recomeços e resistências, sobre agradecer o viver, sobre o autoconhecimento e o amor próprio. Linda, sua letra é totalmente poética e é acompanhada por um violão que fica a ser dedilhado ao fundo. Mais tarde, viria a ser revelado que ela foi escrita especialmente para a trilha sonora do filme Turma da Mônica: Laços[1]. Daniel Rezende, diretor do filme, disse que queria um artista que fosse autoral e popular e que Iorc "transitava entre os dois mundos".
Abaixo, como é de costume, trago o vídeo da canção e sua letra:


Tiago Iorc, "Laços"

Cada centímetro de chão
Pedaço da imensidão
Poeira interestelar
Quanta sorte é poder chegar
Nessa vida com você

Todo caminho trilha um sol
Dentro do olhar de cada um
Se conhecer pra se gostar
Ser mais forte por acreditar
Na alegria de viver

Cada suspiro é gratidão
De ver entrelaçar as mãos
Que juntas podem muito mais

Ter um norte
Pra poder sonhar
Ser a brisa
Vendaval pra transformar

Gota de lágrima
Trovão que vem do mar
Revolução
E a chance pra recomeçar

Quero a sorte
De reaprender
Essa vida
Ser a chuva que quer chover

_____
Notas:

[1] Um novo vídeo da música foi lançado, com cenas do filme como base.

Um comentário: