terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

"Fast Car", por Tracy Chapman

ESCRITA, GRAVADA E LANÇADA em 1988, a canção “Fast Car” de Tracy Chapman foi um sucesso para aquele ano. Quando Tracy fez sua performance durante o Tributo aos 70 Anos de Nelson Mandela, em 11 de junho, isso foi o suficiente para fazer a música alcançar a sexta posição no Billboard Hot 100.
Em 1989, “Fast Car” recebeu duas nomeações ao Grammy Awards como Gravação do Ano e Música do Ano, assim como Melhor Vídeo Feminino no MTV Video Music Award. A revista Rolling Stone colocou a música na posição 167 das 500 Melhores Músicas de Todos os Tempos. Ela é a segunda canção do álbum Tracy Chapman, primeiro disco da cantora.


Tracy Chapman, “Carro Rápido”

Você tem um carro rápido
Quero uma passagem pra qualquer lugar
Talvez possamos fazer um acordo
Talvez juntos possamos chegar em algum lugar
Qualquer local é melhor
Começando do zero, não há nada a se perder
Talvez faremos alguma coisa
Eu mesmo não tenho nada a provar

Você tem um carro rápido
Tenho um plano para nos tirar daqui
Tenho trabalhado nessa mercearia
E consegui juntar um pouco de dinheiro
Não precisa dirigir pra tão longe
Basta cruzar a fronteira e ir pra cidade
Você e eu podemos arranjar empregos
E descobrir finalmente o que é viver

Sabe, meu pai tem um problema
Ele vive sempre com uma garrafa e é isso aí
Ele diz que seu corpo está velho demais pra trabalhar
Mas seu corpo é jovial demais pra parecer dele mesmo
Quando mamãe se foi e o deixou
Ela queria mais da vida que ele podia dar
Disse que alguém iria cuidar dele
Então deixei minha escola e foi o que aconteceu

Você tem um carro rápido
Mas é rápido o suficiente pra nos fazer voar?
Temos de tomar uma decisão
Sair hoje à noite ou viver e morrer aqui

Então me lembro de quando dirigimos
Dirigimos o seu carro
Velocidade tão alta que eu parecia bêbada
As luzes da cidade sobre nós
E seu braço bem firme apoiado em meu ombro
E eu finalmente me sentia ali
E eu senti que poderia ser alguém
Ser alguém, ser alguém

Você tem um carro rápido
E nós viajamos pra nos entreter
Você ainda não tinha trabalho
Eu trabalhava num mercado no caixa
Sei que as coisas vão melhorar
Você vai achar um emprego e ser promovido
Vamos então sair desse abrigo
E comprar uma casa maior pra viver no subúrbio

Então me lembro de quando dirigimos
Dirigimos o seu carro
Velocidade tão alta que eu parecia bêbada
As luzes da cidade sobre nós
E seu braço bem firme apoiado em meu ombro
E eu finalmente me sentia ali
E eu senti que poderia ser alguém
Ser alguém, ser alguém

Você tem um carro rápido
Eu tenho um emprego que paga nossas contas
Você fica até as altas horas bebendo em bares
E vê mais os amigos que os próprios filhos
Eu sempre quis o melhor
E que talvez você e eu juntos poderíamos achá-lo
Eu não tenho planos, não vou a lugar nenhum
Então pegue seu carro rápido e continue a dirigir

Então me lembro de quando dirigimos
Dirigimos o seu carro
Velocidade tão alta que eu parecia bêbada
As luzes da cidade sobre nós
E seu braço bem firme apoiado em meu ombro
E eu finalmente me sentia ali
E eu senti que poderia ser alguém
Ser alguém, ser alguém

Você tem um carro rápido
Mas é rápido o suficiente pra nos fazer voar?
Temos de tomar uma decisão
Sair hoje à noite ou viver e morrer aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário