domingo, 22 de outubro de 2023

“Physical Presence”, por Level 42

A capa do álbum World Machine, da banda Level 42.

DEPOIS DE MUITOS ANOS ouvindo diversos álbuns diferentes, creio que finalmente encontrei aquele que posso garantir com plena certeza ser o meu favorito.
Ouvi a quarta faixa tocar no rádio certo dia, guardei alguns trechos da letra na mente e, logo que tive acesso à internet, busquei saber qual era a canção. Por mais que Leaving Me Now tenha sido a primeira, ela não se tornou a minha preferida. Não que ela ainda não esteja num Top 3 — eu diria que ela ocupa a segunda posição —, mas a segunda música do álbum World Machine, cujo título é Physical Presence é com certeza a melhor do disco.
Lançado em 1985, World Machine foi um sucesso na década. Só no Reino Unido, alcançou a terceira posição do UK Albums Chart, e ficou nas paradas musicais por 72 semanas seguidas. Nos EUA, chegou à décima oitava posição da Billboard 200, e permaneceu na lista por 36 semanas.
O álbum também foi responsável por marcar a transição de estilo musical que a banda passaria a seguir. Com uma vibe mais pop, isso deixava para trás o ritmo jazz-funk que era visto em discos anteriores, como Standing in the Light (1983) ou até mesmo o álbum de estreia Level 42 (1981).
O destaque do álbum é, claro, a terceira faixa, que foi o single de divulgação, Something About You. Possui um videoclipe lançado no mesmo ano de 1985. No YouTube, ele possui mais de 13 milhões de visualizações.
Porém, o foco de hoje será justamente Physical Presence. Ela não possui um vídeo oficial, mas tem, em compensação, uma apresentação ao vivo que a banda fez no programa The Tube, no dia 18 de outubro de 1985. Segundo Mark King, vocalista da banda, o álbum estava sendo lançado naquele dia para todo o mundo.
King, inclusive, é o principal foco da música. Seu baixo comanda o ritmo por completo, e é possível apreciar um nível gigantesco de sua habilidade com o instrumento. A versão apresentada ao vivo é um pouco mais acelerada que a original, mas, ainda assim, não deixa de ser boa. Há um cover focado no baixo bem legal, disponível no YouTube, pelo baixista Stuart Clayton. Ali, ele tenta replicar as mesmas técnicas realizadas por King, como o slapping e o sliding.
Como de costume, deixo a tradução da canção abaixo, acompanhada da apresentação anteriormente mencionada:


“Physical Presence”, por Level 42

Saio como entrei
Mais um garoto pego de surpresa
E agora tudo que consigo reunir
São sussurros para os seus gritos

Você não se lembra
De como aliviou a minha desgraça?
Você não se lembra
De que o amor que viu em meu rosto foi

Aperfeiçoado no silêncio
Quase uma presença física [×2]

Eu busquei afeto
E agora eu consigo entender
Uma rejeição fria
Se encontrava em seu olhar

Mas eu me lembro bem
De como você mexeu comigo
Eu consigo me lembrar
Quando descobri que o amor podia ser

Aperfeiçoado no silêncio
Quase uma presença física [×4]

Não foi o que ela fez
Foi o jeito que ela fez
Quando eu não podia dar
Ela era a única que podia perdoar

Não foi o que ela fez
Foi o jeito que ela fez
E enquanto eu viver
Serei obrigado a relembrar cada detalhe

Parte da resposta
É que não há uma escapatória certa
Parte da resposta
É que a vida pode até possuir uma forma perfeita

Você não se lembra
De todas as noites em que compartilhamos minha desgraça?
Você não se lembra
Que o amor que preenchia esse espaço agora vazio era

Aperfeiçoado no silêncio
Quase uma presença física [×4]

Lucas Cristovam, 21 de outubro de 2023,
Parnamirim, Rio Grande do Norte, Brasil.
_____

Notas:

• SLAPPING: consiste em bater e puxar as cordas do baixo a fim de gerar sons percussivos e estalados.
• SLIDING: consiste em nada mais que deslizar o seu dedo pela corda, saindo de uma nota até a outra desejada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário