domingo, 6 de novembro de 2022

A diferenciada enfermeira Myra North

Uma tira dominical datada de 27 de novembro de 1938.

A partir do título, um leitor poderia esperar que Myra North, Enfermeira Especial iria se tratar de uma novela em quadrinhos e não teria nada de ação intensa. Mas note a última palavra do título: qualquer um que esperasse que a tira tratasse de uma vida simples e pacata de uma enfermeira não faz ideia do quão especial Myra North foi. As pessoas que ela encontrava no seu dia a dia incluíam doutores, pacientes e hipocondríacos — mas a lista também incluía espiões, lunáticos e mestres do crime.
As aventuras de Myra nos jornais diários norte-americanos começaram numa segunda, dia 10 de fevereiro de 1936. O artista era Charles Coll, que trabalhou como cartunista mas não era conhecido por nenhuma tira até aquele momento. O escritor era Ray Thompson, que já tinha escrito algumas tiras de Somebody’s Stenog [Estenógrafo de Alguém] para A.E. Howard, e criaria também as propagandas em quadrinhos para o chiclete Dubble Bubble [na época, um dos grandes chicles que rivalizou com o Bazooka Joe]. Tudo foi distribuído pela Newspaper Enterprise Association, o sindicato de tiras como Alley Oop [Brucutu], Out Our Way [Saiam do Nosso Caminho] e outras.

A tira dominical de 9 de fevereiro de 1941.

Myra às vezes passava pelas emoções de uma vida razoavelmente normal, realizando atividades que enfermeiras realizam e se encontrando com seu namorado, Jack Lane. Mas ela era continuamente interrompida por pacientes assassinos, colegas realizando experimentos ilícitos e outras coisas do tipo. Ela também foi atrás dos problemas certa vez, viajando pelo mundo em busca de conquistadores e outros super vilões.
De começo, a tira pareceu ser muito bem recebida pelos leitores. Ela ganhou uma versão dominical a partir de 6 de dezembro do mesmo ano de lançamento e também um Big Little Book em 1938. Mas, mesmo tendo esse modesto sucesso, sua vida foi curta.
A tira diária de Myra terminou em 25 de março de 1939 enquanto que a dominical foi até 31 de agosto de 1941. Thompson e Coll trabalharam nela do começo ao fim.

Texto-base por Donald D. Markstein.
Tradução e adaptação por Lucas Cristovam.

02 de novembro de 2022,
Parnamirim, Rio Grande do Norte, Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário