domingo, 1 de maio de 2022

Sobre o "Lanterna Verde" de Grant Morrison e Liam Sharp

As oito edições que compõem a primeira temporada
de
Lanterna Verde, lançadas pela Panini Comics
entre 2019 e 2020.

Lanterna Verde está sendo minha primeira experiência Morrisoniana e... eu realmente não sei como explicar o que tô sentindo sobre tudo que tô lendo. Acho que vale a pena criar tópicos pra isso.

• A história é curiosamente confusa e, ao mesmo tempo, clara. Eu acho que essa é a parte mais complexa de explicar, mas, em muitos momentos da leitura (me encontro no volume 7 dos 13 da coleção no momento), eu sempre me pego pensando “Mas que p***a tá acontecendo??”, enquanto que, em outros, a leitura é fluida e suave.
• A arte do Liam Sharp é SURREAL. E eu digo isso em ambos os sentidos, figurado e literal. O cara desenha muito mesmo, mas, ao mesmo tempo, esses desenhos são uma coisa bizarra, que parecem combinar com os roteiros do Morrison num nível inacreditável. Tem páginas que possuem tantos detalhes que eu perco um tempo interpretando o que tá rolando só pra não deixar nada passar.
• O letreiramento original foi feito pelo mestre Tom Orzechowski, um dos meus ídolos na arte de fazer balões, e a parte brasileira foi cuidada pela mestra Valéria Calipo, que é a minha letrista brasileira favorita (ao lado da Lilian Mitsunaga, claro), e os dois conseguem fazer um trabalho tão incrível que eu nem sei como pôr em palavras. É cada diagramação única nos balões que eu me sinto ainda mais motivado a seguir nesta área no meio dos quadrinhos!
• Os DIÁLOGOS possuem uma quantidade IMENSA de DESTAQUES. A cada duas frases, TRÊS DELAS possuem ALGUMA PALAVRA em NEGRITO. E, às vezes, nem é coisa tão IMPORTANTE assim. Ou talvez SEJA. Vai ENTENDER a CABEÇA do Morrison nessas horas? (E eu digo isso porque, quando escrevo as minhas histórias, também tenho o costume de dar destaque demais às palavras.)
• O Morrison parece ser um cara que realmente conhece o que tá fazendo. O bicho encheu esses trecos de referências e personagens antigos do Universo DC. Eu tenho pesquisado muito pra saber melhor quem é quem e o cara realmente não parece ter colocado as personagens ali de propósito, sabe?

O saldo que estou tendo até o momento é: drogado sem nunca ter usado drogas. Aliás, tem até um lanterna hipster no meio disso tudo que só confirma o quão DOIDO o negócio é.
Mas eu tô amando! Acho que é justamente por ser tão único e diferente de tudo que já tinha lido antes.
Vocês já leram essa loucura que é Lanterna Verde?

Nenhum comentário:

Postar um comentário