domingo, 29 de novembro de 2020

Mas, afinal de contas, por que não guardar livros de capa dura em saquinhos?


USANDO UM POUCO da experiência como designer pra essa explicação:

A maioria dos livros (principalmente os de capa cartão — impressos em papel Supremo, por exemplo) têm como padrão a impressão em offset. Ela é uma impressão adequada para o produto porque, geralmente, as quantidades de impressões são altas. A tinta é espalhada tom a tom nesse tipo de impressão e o papel simplesmente "suga" e dali não sai mais nada.
Porém, nos casos de capa dura, a impressão utilizada é a feita a laser, sobre, geralmente, um papel couchê brilhante ou fosco. Nesse tipo de impressão, a impressora aquece o papel e coloca um pó que "derrete" e gruda no papel. Geralmente, se você imprimir qualquer coisa em um couchê, vai sentir o papel mais quente ao final do processo. A tinta já sai seca da máquina, porque ela mesma possui um sistema de "secagem rápida". (Ainda assim, é uma impressão mais demorada, justamente porque a máquina precisa chegar a uma certa temperatura antes de finalmente ocorrer a impressão.)
É basicamente por esse motivo que você não deve guardar um livro de capa dura em um saquinho. O ambiente fechado proporciona calor e esse calor, ao aquecer a tinta, pode fazer com que ela "derreta" e saia do lugar, manchando toda a capa. É por isso também que é recomendado remover o plástico que vem junto com o livro. Ele serve apenas como proteção para transporte e armazenamento comercial.
Aliás, okay, vamos definir algumas coisas aqui, aproveitando que tem pessoas comentando que "fulano guarda e não teve problema": não é todo tipo de saquinho que causa esse tipo de problema. Se você já pegou em algum, deve ter notado que o polipropileno, saquinho mais utilizado para conservação de quadrinhos, é bem grosso. Ou seja, o polipropileno retém mais calor com maior facilidade. Outros materiais plásticos grossos, como os polietilenos de alta e baixa densidade, também devem ser evitados, pelo mesmo motivo. Outro fator que influencia na resposta do "não teve problema" é a forma de guardar (local, ambiente, etc.): se você colocar um capa dura num plástico num local abafado, o processo descrito acima acelera ainda mais.
Ou seja, como conclusão, não é recomendado guardar livros em capa dura em saquinhos plásticos. Mas você pode. Claro, à própria conta e risco.

(NOTA FINAL/CURIOSIDADE: É pela comparação acima que você entende o porque de quadrinhos em capa dura em couchê serem mais caros que quadrinhos em capa cartão em offset. Processos diferentes de impressão, um mais caro, outro mais barato, influenciam com peso no preço final do produto.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário