sábado, 16 de março de 2019

23

NO ÚLTIMO DIA 12, completei 23 anos de idade.

Tive direito a um jantar surpresa
com um bolo delicioso.

Durante esses 23 anos, várias vezes me questionei sobre qual o propósito de minha existência. Ainda hoje, continuo sentindo que não faço parte da maioria dos lugares em que me encontro. Foi por causa dessa questão que desenvolvi o interesse pelo estudo da Filosofia. Foi por causa dessa questão que outras questões, como minha crença em deuses ou religiões, se modificaram várias e inúmeras vezes. Durante esses 23 anos, poucas foram as vezes em que não me senti completamente sozinho. Durante esses 23 anos, tiveram dias em que eu me perguntava se realmente a minha existência valia a pena.
Existe um trecho de uma música do Silva, chamada Let Me Say, que descreve um pouco do que eu sou, dizendo:

E eu vou,
Feito um peregrino, I will go,
Digo adeus à terra do que sou,
Mas o que eu sou ainda sei

E essa foi a maior questão que me deparei durante toda a minha vida. Quem é Lucas Cristovam? Quem sou eu?
Obviamente, se parar para pensar, consigo me descrever: leitor fanático de Quadrinhos, além de desenhista, amante de Hip Hops dos anos 2000 mas também dos Pops de '80 e '90, Nerd que adora passar horas jogando um jogo de cartas chamado Yu-Gi-Oh!, espectador apaixonado e que defende com afinco a WWE e o pro-wrestling, um cara que não suporta ouvir músicas sem censura, porque não gosta de palavrões ou referências à drogas ou armas... Mas essas são descrições superficiais, não? São apenas os detalhes que me compõem... Então, reforço a pergunta:
Quem é Lucas Cristovam?
Ao longo desses 23 anos, eu passei por muita coisa. Tive muitos momentos ruins, em que nada mais fazia diferença. Tive muitos momentos bons, em que a vida valia a pena de ser vivida. Conheci muita gente que nunca esperava conhecer. Perdi muita gente que nunca esperava perder. Tive amores diferentes, e aprendi sobre mais sobre o amor em cada um. Errei demais e aprendi muito. Me tornei uma pessoa mais calada, reservada, que prefere o quarto ao mundo externo. Desenvolvi medos. Muitos. Alguns que ainda não consigo encarar. Outros que eu já derrotei e ficaram caídos para trás.
Eu tenho certeza de uma coisa: eu mudei e continuo mudando a cada dia, há mais de 23 anos. Tenho certeza de que eu amadureci demais. E tenho certeza de que há muitos pontos que precisam ser mudados, amadurecidos.
Mas isso é a vida, não? Um constante processo de evolução, onde todos os dias uma lição nova, mesmo sendo pequena, é aprendida.
Por isso eu ganhei a certeza de que a vida vale a pena de ser vivida. E de que também não fico mais triste pelo passado, porque aprendi demais com ele e agora é hora de olhar para frente, para o futuro.
Hoje, aos 23 anos, eu redescobri o amor através de uma garota. O amor está nos detalhes. Ligações, cartas, mensagens de texto, mensagens em aplicativos ou marcações em postagens pela internet. O amor está sendo a minha cura e um dos — senão o — principais motivadores para minha caminhada. O amor está sendo minha maior crença, minha fé, a esperança de dias melhores, de um mundo melhor.
E, hoje, aos 23 anos, eu também ganhei a certeza sobre aquela pergunta anterior.
Quem é Lucas Cristovam?
A resposta? Fácil.
Lucas Cristovam é o que Lucas Cristovam quiser ser.

Lucas Cristovam, 16 de março de 2019,
Parnamirim, Rio Grande do Norte, Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário